Revestimento de kits churrasqueiras/lareiras

A observação do manual de instalação é muito importante para que se usuflua de uma churrasqueira sem aquelas incomodações com fissuras na alvenaria entre outros. Abaixo seguem algumas dicas de montagem que poderão facilitar o trabalho do construtor quando tiver fazendo o uso de kits de churrasqueiras, lareiras ou fornos pré-fabricados.

 

Montagem da churrasqueira de concreto

Em alvenaria com blocos cerâmicos ou tijolos

 

No revestimento com alvenaria é necessário deixar espaço de 1 a 2 cm entre o tijolo e o equipamento. Pode-se, opcionalmente, fazer isolamento com lã de rocha ou similar. Esse espaço ou isolamento evitará rachaduras posteriores em paredes. Os pés do equipamento, quando feito na obra, deve ser independente da alvenaria.

 

Montagem da churrasqueira de concreto

Fixação da pedra de Acabamento

 

Observe a distancia frontal. Esse acabamento usado em praticamente todas as churrasqueira deve ter atenção especial na escolha do tipo da pedra, que deve ser algo que resista calor, geralmente as mais escuras e, também no momento da fixação. No momento do assentamento, deve-se assentar a pedra apenas na alvenaria mesmo que ela cubra a parede frontal do kit. A não observância deste item ocasionará fissuras na pedra ou na lareira ou até mesmo no acabamento.

 

Montagem do forno com reboco

Usando reboco direto no kit

 

É muito comum haver fissuras, nas paredes ou rebocos que cercam as churrasqueiras e lareiras. Para que o reboco permaneça sem fissura é necessário fazer isolamento adicional. Esse isolamento, é feito normalmente com lã de rocha ou material similar. Logo após pode coloca-se uma tela para estruturamento e, então o reboco. Daí, então pode-se pintar ou revestir com pastilhas ou similares. Não esquecer que na parte frontal deve-se ser realizada de forma que aumente a profundidade da churrasqueira ou lareira em pelo menos 10 cm, isso faz com que os kits funcionem melhor. Para detalhamentos mais preciso consulte o manual do fabricante.